Noticias

OFICIAL: Eis o novo Mundial de futebol!

Conselho da FIFA aprovou aumento do Campeonato do Mundo de 32 para 48 seleções

O Mundial de futebol, como o conhecemos, vai acabar. A partir de 2026 o formato vai mudar ligeiramente, tudo por causa do aumento no número de seleções presentes, que vai passar a 48.

Com 80 jogos ao longo de 32 dias, vão existir 16 grupos, cada um com 3 equipas, sendo que seguem em frente duas por cada grupo. Outra das novidades é o fim dos empates. Caso um jogo termine com igualdade de golos, mesmo na fase a pontuar, segue-se um desempate por grandes penalidades, de forma a declarar-se um vencedor. Esta nova regra serve para acabar com os empates “combinados” quando as duas equipas estão já satisfeitas com o resultado.

Com este formato, a FIFA garante que uma equipa que chegue às meias-finais terá o mesmo número de jogos nas pernas de um Mundial atual, ou seja, menos um jogo na fase de grupos, mas mais uma eliminatória pela frente.

A distribuição de equipas é que ainda não é certa. Fala-se que a Europa poderá ganhar três seleções – de 13 para 16 – e que continentes como Ásia e África podem ter nove países presentes, cada. Essa distribuição deverá ficar definida em breve.

Segue-nos no Facebook